sexta-feira, 13 de março de 2015

Regulamento

Regras
 
Arbitragem
Começo do jogo
O jogo começa com um lançamento de saída, no centro do campo. O árbitro apita para iniciar o jogo .Os jogadores defesas devem estar a 3 m. do portador da bola, no seu meio campo.
Golo
É golo quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza entre os postes e por debaixo da trave. O árbitro assinala o golo com 2 apitos consecutivos. O jogo recomeça com um lançamento de saída.
Como se pode jogar a bola
A bola é jogada exclusivamente com as mãos, podendo ser passada, rematada ou conduzida em drible em qualquer direcção. A infracção a estas regras é sancionada com o lançamento livre. O árbitro interrompe o jogo. Com um braço aponta o lugar de marcação do lançamento livre e com o outro sinaliza a direcção do ataque.
Com a bola nas mãos, apenas é permitido realizar 3 passes. 
Na acção de drible, não é permitido:1) Bater a bola com as 2 mãos simultaneamente;
2) Driblar, controlar a bola com 1 ou as 2 mãos e voltar a driblar;
3) Acompanhar a bola com a mão, no momento do drible(transporte).
 
Um jogador que não está em drible só pode ter a bola em seu poder durante um período máximo de 3 segundos. 
Não é permitido socar a bola ou lançar-se ao solo para a agarrar!" 
Bola fora
A bola está fora quando ultrapassa completamente as linhas laterais ou de baliza, pois as linhas que delimitam o campo fazem parte dele.  
Bola saída pela linha lateral Reposição efectuada pela equipa que não teve responsabilidade na saída da bola. O arbitro indica o sentido do ataque com os 2 braços paralelos.
Bola saída pela linha de baliza tocada por um defensor. Reposição efectuada por 1 atacante no ponto de encontro da linha lateral com a linha de baliza.O árbitro indica o sentido do ataque com os 2 braços paralelos.
A bola saída pela linha de baliza tocada pelo guarda-redes ou por 1 atacante. Lançamento de baliza.O árbitro flecte a mão apontando para o interior da área de baliza.
Conduta para com o adversário
É proibido agarrar, puxar, empurrar ou impedir o movimento de 1 adversário, usando os braços ou as pernas. Lançamento livre.O árbitro indica o local onde deve ser executado o lançamento livre.
Se a falta for cometida sobre 1 jogador que se encontre em situação flagrante de marcar golo: livre de 7 metros.
O árbitro aponta para a marca de 7 metros
Falta do atacante
Quando 1 atacante carrega um jogador defesa cujo posicionamento estava claramente definido, diz-se que houve falta do atacante. Lançamento livre.O árbitro indica o local onde deve ser executado o lançamento livre.
Jogo passivo
Diz-se que há jogo passivo quando, na opinião do árbitro, 1 equipa de posse da bola não manifesta intenção de rematar à baliza. Os dois árbitros levantam 1 dos braços na vertical, informando que a equipa está em vias de ser penalizada por jogo passivo.Se o árbitro assinalar jogo passivo, manda marcar 1 lançamento livre, que será executado no local onde estava a bola no momento da interrupção.
Sanções disciplinares
Um jogador comete 1 falta não muito grave sobre 1 adversário... Lançamento livre ou lançamento de 7 metros e advertência.O árbitro exibe o cartão amarelo.
Sanções disciplinares (cont.)
Um jogador volta a cometer 1 falta pela qual já foi advertido, ou tem uma atitude antidesportiva, por exemplo, não deixar a bola no solo após o apito do árbitro. Lançamento livre ou lançamento de 7 metros e exclusão.Durante 2 minutos o jogador não participa no jogo. O árbitro executa sinal de exclusão.
Um jogador é excluído pela terceira vez ou tem uma atitude antidesportiva grave... Lançamento livre ou lançamento de 7 metros e desqualificação.O árbitro exibe cartão vermelho.
O jogador desqualificado abandona o campo e a sua equipa jogará durante 2 minutos com menos um jogador.
Um jogador comete 1 agressão, no interior ou fora do recinto do jogo... Lançamento livre ou lançamento de 7 metros e expulsão.O árbitro indica a expulsão, cruzando os braços acima da cabeça. A equipa joga durante o resto do jogo com menos um jogador.
Área de baliza e guarda-redes
O guarda-redes é o único jogador a quem é permitido permanecer dentro da área de baliza. Dentro dela, pode defender com qualquer parte do corpo, incluindo os pés, e movimentar-se com a bola na mão sem limitações. Fora da área de baliza, é considerado como um jogador de campo.  
O guarda-redes não pode sair da área de baliza com a bola na mão. Lançamento livre.O árbitro aponta para o local da falta na linha de lançamento livre (9 metros).
O guarda-redes não pode entrar na área de baliza com a bola na mão. Livre de 7 metros.O árbitro aponta para a marca de 7 metros.
Nenhum jogador pode passar a bola ao seu guarda-redes quando este está no interior da área de baliza. Livre de 7 metros.O árbitro aponta para a marca de 7 metros.
A área de baliza não pode ser pisada por atacantes ou defensores. O árbitro indica "violação" da área e assinala lançamento livre, no caso de ter sido um jogador atacante a pisar a área restrita.Se for um defesa, desde que acidentalmente, o árbitro marcará
 Área de baliza e guarda-redes (cont.)
  lançamento livre. Se houver intencionalidade em entrar na área para apanhar a bola ou travar 1 acção de remate, assinalará livre de 7 metros.
Substituições
Durante o jogo, qualquer jogador pode ser substituído. A sua entrada em campo pode fazer-se em qualquer momento, desde que o jogador que vai ser substituído já tenha saído do terreno de jogo pela zona de substituição existente no seu meio campo defensivo.
Descontos de tempo
Durante o jogo, cada treinador tem direito a solicitar 1 desconto de tempo de 1 minuto, em cada meio tempo. O delegado da equipa entrega um talão verde a um oficial de mesa, solicitando o desconto de tempo. O desconto de tempo será concedido imediatamente antes de 1 lançamento de baliza ou de 1 lançamento de saída após golo, a ser executado pela equipa que o solicitou.

Sem comentários:

Enviar um comentário